3 Dicas de Fotografia para Iniciantes.

23/03/2020 Off Por MARKETING DATAPHOTO

USE A CÂMERA QUE VOCÊ JÁ TEM

A primeira pergunta que quem está iniciando faz é: qual câmera eu utilizo para tirar boas fotografias? O equipamento não é tão importante assim. Existem inúmeras câmeras, lentes e outros acessórios no mercado hoje. Eu já testei diversos tipos de equipamentos, tanto lentes quanto câmeras, e o que tenho para dizer é que hoje é praticamente tudo muito bom. As diferenças são quase sempre pequenas, especialmente a um determinado preço.

Então, use a câmera que você já tem e não olhe para trás. Em quase todos os aspectos, as DSLRs de nível de entrada atuais são melhores do que as SLRs de filme de ponta de todos os tempos. Mas como é possível observar, esses fotógrafos conseguiram capturar fotos lindas e icônicas que ainda parecem ótimas hoje em dia.

Lembre-se: o seu equipamento não ficou ruim porque lançaram outro modelo novo dele. A maioria das pessoas pensa que quando lançam outra câmera, a sua fica defasada. Só que não podemos pensar assim, apesar de ser o que a indústria quer, então tome cuidado com isso.

Na verdade, o mais importante são suas habilidades criativas e conhecimentos das configurações da câmera. Concentre seu esforço em suas habilidades e não na coleção de equipamentos e câmeras.

TRABALHE COM SUA COMPOSIÇÃO

Tenho batido muito nessa tecla nos meus últimos posts: COMPOSIÇÃO. Para mim é importantíssimo termos a noção do que estamos fazendo, acho que uma composição correta é um grande passo para uma linda foto.

Para tirar fotos atraentes, você precisa se envolver com o que está fazendo. Não ande apenas no piloto automático. Em vez disso, coloque o pensamento em sua composição e tente fazer suas fotos da melhor forma possível.

Isso começa com o conhecimento básico de como compor boas fotos. Não corte partes importantes do seu assunto (pessoa/ objeto) com a borda do enquadramento. Mantenha seus horizontes nivelados e tente eliminar qualquer distração em sua foto ajustando sua composição. Veja se sua foto tem um senso de equilíbrio e simplicidade. E se a foto não parecer boa em sua primeira tentativa, continue experimentando até acertar.

SAIBA QUAIS CONFIGURAÇÕES IMPORTAM

Há muitas configurações numa câmera, e é preciso ter um pouco de prática para ajustá-las de forma correta, especialmente quando você é novo na fotografia. Mesmo fotógrafos profissionais nem sempre ajustarão tudo com perfeição. Mas vale a pena aprender como definir sua câmera corretamente e quais configurações são mais importantes para você ter a melhor chance de tirar as fotos que deseja. 

Primeiro, tente praticar com modos de câmera que não sejam totalmente automáticos. Você não aprenderá nada se sua câmera tomar todas as decisões por você. Pode parecer confuso no começo, mas espero que em nossos artigos sobre abertura, velocidade do obturador e ISO ofereçam uma boa ideia inicial. Essas são as três configurações mais importantes em toda a fotografia. 

Além da abertura, velocidade do obturador e ISO, aprenda como se concentrar adequadamente praticando com os diferentes modos de foco automático. Você provavelmente preferirá autofoco de servo único (também conhecido como One-Shot AF) para assuntos parados e autofoco de servo contínuo (também conhecido como AI Servo) para assuntos em movimento. Não use o foco manual, a menos que esteja escuro, pois o foco automático não funcionando bem.

Por fim, fotografe em RAW se quiser editar suas fotos melhor ou, se acha que vai editá-las no futuro. Evite fotografar em JPEG, pode até ficar boas as fotos num primeiro momento, mas os arquivos têm muito menos latitude para edição. Se você não tiver certeza, fotografe RAW + JPEG e mantenha os RAW para mais tarde. Não deixe de revelar suas fotografias.